Ativo 30.png
ARTE VIVA PELO MUNDO

PLATAFORMA ONLINE DE EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E APOIO AOS ARTISTAS
 
Isolamento, confinamento, quarentena. Estas situações que ficaram comuns na pandemia fizeram das lives e dos conteúdos online grandes sucessos de audiência. Mas como organizar tantas sugestões que invadiram as nossas redes sociais, disponíveis em dias e horários variados? 
 
A ideia do projeto começa a ganhar vida a partir desse cenário. O site é uma ferramenta com objetivo de unir a classe artística num mesmo ambiente, divulgar e rentabilizar os seus trabalhos, seja dança, artes plásticas, música, teatro, cinema, performance, literatura, moda, design, entre tantos outros.

O A.live acredita que os artistas e profissionais da cultura são símbolos da vida que, apesar das dificuldades do setor, oferecem uma vibração curativa e muitas vezes nos salvam em momentos difíceis.
 
A inspiração do mapa veio das notícias que mostravam o triste ranking do avanço da COVID19 pelo mundo, fazendo surgir o questionamento: que tal mapear a vida e direcionar os holofotes para aqueles que nos mantém vibrantes e culturalmente vivos? E como podemos retribuir e colaborar com os artistas?

 

As perguntas fizeram nascer o A.live, um mapa vivo e pulsante, um movimento colaborativo para a sobrevivência da cultura.

 

Para o artista ou profissional da cultura, basta preencher um cadastro e aguardar avaliação da equipe de curadoria. Quando aprovado, será incluído no mapa e terá acesso à participação em concursos, eventos especiais da plataforma, projeção internacional, além de poder atualizar os seus conteúdos sempre que desejar, sejam eles gratuitos ou pagos. Nesse sentido, além de shows musicais, há possibilidade de divulgação de cursos, palestras, workshops, entrevistas, eventos e até mesmo conversas informais. Enfim, toda exposição é bem-vinda, seja em vídeo ou áudio - sim, porque podcasts também são considerados como formatos válidos para a plataforma.

 

Para o visitante, a plataforma oferece um conteúdo multimídia organizado e segmentado, que pode ser explorado ao selecionar os pontos no mapa ou através de filtros, como por exemplo visualizar os que estão ao vivo ou com lives agendadas. Um ambiente para quem busca cultura, diversidade artística, conhecimento e entretenimento.

 

O propósito do A.live é ser um espaço democrático de intercâmbio cultural. Com acesso gratuito tanto para artistas como para visitantes, a plataforma acolhe nomes conhecidos, mas principalmente abre possibilidades para profissionais emergentes ou que ficam no backstage, geralmente de pouca visibilidade para o público em geral. É o caso de escritores, roteiristas, cenógrafos, figurinistas, maquiadores, artesãos, fotógrafos, locutores, entre outros.

O projeto é da brasileira Sheila Rocha, que está à frente da produtora Ideias Indomáveis. Depois de trabalhar na área de Marketing de uma grande emissora de televisão, a empreendedora voltou seus esforços em projetos autorais na área de arte, cultura e audiovisual. Morando há 4 anos em Portugal, foi galerista em Lisboa e ainda mantém a sua atividade como artista visual. Toda essa trajetória contribuiu para iniciar o A.live primeiramente para as artes. Outros segmentos já estão previstos para 2021.

Explore a plataforma: https://alive-map.com 

Contato: info@alive-map.com

A.LIVE MAP

Empreendimento luso-brasileiro, o A.live Map é a ideia central de um projeto dinâmico, que começou na área das artes, em 2020, e está em expansão para outros segmentos. É uma iniciativa vinculada à produtora Ideias Indomáveis, da artista visual Sheila Rocha, radicada em Portugal desde 2016. A ferramenta nasceu com o propósito de ser uma plataforma mundial agregadora de conteúdos online por segmento, apresentando um mapa como pano de fundo para localizar as iniciativas cadastradas.